"Nem só de planilhas vive uma mulher. Às vezes, ela precisa de barro, tinta e cera para lembrar o que a faz vibrar"

  • Chamo-me Neusa Mateus – sou mãe, empreendedora, artista em construção e aprendiz diária da vida. Nasci a 17 de junho de 1988, sou angolana, mas desde 2018 que Portugal é a minha casa. Tenho duas filhas maravilhosas, que ambas nasceram em novembro (sim, Deus quis que eu organizasse as festas de aniversário todas no mesmo mês), a mais velha nasceu em 2008, e a mais nova em 2022.

    Profissionalmente, sou licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com um MBA em Administração de Pessoas, e uma coleção de formações que vão desde Programação Neurolinguística, Gestão de Conflitos e Coaching para Alta Performance até Técnicas de Geriatria. Porque sim, a vida ensinou-me que saber gerir pessoas é essencial, seja num escritório ou numa casa cheia de idosos e crianças.

    A minha experiência profissional? Uma montanha-russa! Já fui dona de agência de empregos domésticos, tive uma padaria artesanal, uma marca de fatos de banho com duas lojas físicas, empresas de consultoria de RH… E agora estou dedicada ao sector geriátrico, onde fundei e administro uma casa de acolhimento para idosos.

    Mas a minha vida não é só números e gestão! Sempre fui apaixonada por arte e escrita – desde os 9 anos que invento e escrevo histórias e, em 2012, criei o meu primeiro blogue. Também desenho a lápis desde 1999. Em 2022, num impulso de necessidade criativa (e talvez um pouco de terapia), comecei a produzir velas artesanais ecológicas e a aprender cerâmica manual e na roda de oleiro.

    O que começou como um hobbie, virou um negócio: criei a Emberis, marca onde combino arte, decoração e bem-estar através das minhas velas e vasos de cerâmica. Inclusive, montei um pequeno atelier intimista na garagem de casa - Tacto & Barro, onde realizo workshops terapêuticos para idosos com Alzheimer, pais e filhos, ou qualquer pessoa que queira usar a cerâmica para se conectar consigo mesma.

  • A minha trajetória não foi linear – pelo contrário! Sou divorciada, e essa experiência foi um divisor de águas. No meio dos desafios, encontrei um recomeço, um caminho de reconstrução, uma forma de me redescobrir e abraçar o que realmente faz sentido para mim. Foi nessa fase que a minha fé se fortaleceu e a minha caminhada com o Senhor Jesus Cristo passou a ser a base de tudo. Separo sempre um tempo para estar com Deus – seja em oração, meditação na Palavra ou louvando. A pastora Joyce Meyer tem sido uma grande referência na minha jornada cristã, e tenho aprendido muito sobre viver com propósito e alinhada com o ministério de Cristo.

Na vida real? Sou dona de casa, organizo o caos da rotina, cuido do jardim, preparo as miúdas para a escola, cozinho, lido com as finanças e ainda arranjo tempo para escrever cartas para Deus (e algumas até partilho no blogue da minha amiga "Vozes").

Sou caseira por natureza, adoro cinema em família, estudo bíblico coletivo, e momentos de cerâmica com as minhas filhas. Além disso, estou no processo de transição para uma vida mais naturista e, atualmente, numa conversão temporária para alimentação vegetariana – porque o meu corpo e a minha consciência pediram uma mudança.

  • Integridade

    A verdade e a coerência entre aquilo que sou, faço e digo são essenciais para mim. Seja no setor geriátrico, na arte ou na escrita, faço questão de agir com honestidade, transparência e respeito pelos valores que Deus me ensina.

  • Diligência

    Nada nesta vida acontece sem esforço e dedicação. O meu percurso é um reflexo do compromisso que tenho com tudo o que faço. Trabalhar com excelência não é apenas uma escolha, mas um princípio bíblico que aplico todos os dias.

  • Amor ao Próximo

    Se não for para servir e impactar positivamente a vida de outras pessoas, então nada faz sentido. Quer seja através do cuidado aos idosos, das minhas velas e peças de cerâmica que levam aconchego aos lares, ou das palavras que escrevo, quero ser um canal de amor e transformação.

1 of 3

Estes três pilares não são apenas princípios de trabalho, mas sim uma missão de vida. Caminho com fé, sabendo que cada passo dado com integridade, esforço e amor me aproxima do propósito que Deus tem para mim